Se você é aposentado ou pensionista do INSS, servidor público ou pensionista de órgãos municipais, estaduais e federais, militar ou pensionista das forças armadas, a Mineirinho Cred possui a linha de crédito ideal para você, o Empréstimo Consignado.
É um tipo de empréstimo, mais conhecido como crédito consignado, que tem como principal diferença a forma de pagamento o desconto direto da folha de pagamento, as parcelas da dívida saem do seu salário ou do benefício do INSS, sem a necessidade de fazer pagamento em bancos ou casas lotéricas,entre as vantagens também tais como menor taxas de juros ,prazos fixos,opção de liquidação antecipada do contrato com redução das taxas*(sujeito a recalculo do banco)
Considerando que você esta pegando a empréstimo com a menor taxa do mercado, vale a pena.
Por ser um crédito que desconta as parcelas do salário ou do benefício, nem todo mundo consegue pegar esse empréstimo. Confira quem pode ter acesso a este benefício:
- Aposentados e pensionistas do INSS;
- Funcionários públicos ou aposentados e pensionistas públicos (algumas prefeituras) efetivos;
- Funcionários estaduais ou aposentados e pensionistas do Estado;
- Funcionários federais e aposentados e pensionistas federais.
Não. Quem pega um consignado não é obrigado a ter conta no banco, pois podemos fazer uma ordem de pagamento para o cliente retirar no banco mais próximo de sua residência, para maior comodidade do cliente.
Sim. Por isso, mesmo com a garantia do salário, o empréstimo pode ser negado. “Assim como em todo empréstimo, o banco analisa tudo o que você pagou ou deixou de pagar até agora para decidir se entrega o dinheiro”, afirma Police.
Segundo informações do Banco Central, o valor da parcela do empréstimo não pode ser mais do que 35% do salário ou benefício do trabalhador. Por exemplo: se seu salário for de R$ 1.500, a mensalidade do empréstimo não pode ser maior que R$ 525. Mas há um detalhe importante: 5% do limite só poderá ser utilizado no cartão de crédito consignado.
Geralmente utilizado para cobrir emergências, o crédito consignado conta com uma análise de crédito rápida e, assim que o limite é aprovado, em alguns casos o dinheiro pode cair na conta em 24 horas. Mas vale lembrar que esse prazo pode variar dependendo de fatores como analise do banco e do INSS.
Se perceber que não conseguirá pagar as parcelas seguintes, você deve ir até o banco e renegociar o empréstimo. “Uma saída é pedir para aumentar o número de parcelas ou, em último caso, fazer um segundo empréstimo para quitar o primeiro”, informa o planejador financeiro Valter Police.
Sim, desde que o valor somado não alcance parcelas muito altas por mês. O valor cobrado mensalmente deve ser menor do que 35% do salário do empregado, segundo a lei 10.820, de 17 de dezembro de 2003, referente ao crédito consignado.
Não. Eles variam de banco para banco. Para ajudá-lo nesta comparação,
É possível pegar um empréstimo consignado mesmo estando com o nome sujo. Como as parcelas da dívida são descontadas diretamente da sua folha de pagamento ou do benefício que você recebe do INSS, o banco tem a garantia de que vai receber o dinheiro de volta. Sendo assim, muitas instituições financeiras não negam o crédito se você está com nome sujo porque consideram que existe essa fonte de renda para pagar as prestações do consignado.